quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Para que servem as Ouvidorias então?




"Quem não é por mim está contra mim"



Caixa de Sugestões para solucionar problemas de falta de copo, falta de material, de mal atendimento nas Unidades de Saúde?

Na sessão da Câmara Municipal de São João da Barra,no dia nove de outubro (quarta-feira), o vereador CAPUTI apresentou, para apreciação do Plenário, requerimento à Secretaria Municipal de Saúde para colocação de Caixas de Sugestões nas Unidades  de Saúde do Município.

Ao fazer uso da palavra no Plenário da Câmara, Caputi justificou o pedido por ter recebido reclamações de mal atendimento e falta de preparo dos atendentes. Os vereadores FRANQUIS ARÊAS e ALUIZIO SIQUEIRA consideraram importante o requerimento, parabenizaram o autor e pediram para assinar em conjunto.

Franquis ainda argumentou  considerar "...inadmissível faltar um copo pra tomar uma água, faltar um copo pra pessoa tomar um comprimido...".

 O requerimento foi aprovado por "inanimidade".

O que os senhores vereadores deveriam saber é que essas situações acontecem devido à FALTA DE FISCALIZAÇÃO (função de controle externo e fiscalização que compete a eles).

Caixa de sugestões e reclamações não solucionarão problema algum, uma vez que os problemas se dão por FALTA DE GESTÃO e de FISCALIZAÇÃO.

Qual deve ser o papel do vereador nas situações em que é procurado por usuários, devido a problemas nos setores públicos?
Fazer requerimentos só para dizer que fez alguma é pura hipocrisia! Isso não basta!

O vereador que representa seu povo, ao receber reclamações, deve ir direto à fonte (unidades de saúde) apurar os fatos: saber o que está acontecendo, por que está acontecendo, desde quando está acontecendo, como está acontecendo, o que está sendo feito para resolver, quando vai ser resolvido...
 Esse deve ser o primeiro passo na tentativa de solucionar o(s) problema(s).

E seguir, hierarquicamente, até chegar à instância superior.

Se falta material, se falta copo, senhor(es) vereador(es), os senhores podem ser co-participantes e co-responsáveis por isso, já que não acompanham nem fiscalizam a execução orçamentária. Esse é o risco de se conceder autorização prévia  para remanejar metade da dotação orçamentária anual. Pode ser que o recurso  alocado para aquisição desses materiais tenha sido anulado e reforçado outras ações. Vai saber, vocês já aprovaram mesmo...

A ação e representação devem acontecer no campo, não no plenário com requerimentos inúteis, já que os problemas são ocasionados por ingerência administrativa.

Dentre as atribuições do vereador consta a de FISCALIZAR (cobrar, fazer cumprir).

Vereador não é eleito para apoiar ações do Executivo. Vereador é eleito para representar e defender os interesses do  povo.

Ou se está a FAVOR do povo ou CONTRA o povo. Não se tem meio termo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário